Renascimento

5 out

“Há alguns anos, executaram uma mulher. No meio da rua, eu, meu pai e quase a cidade inteira observamos seus pés balançarem até parar, a alguns centímetros do chão.

Uma bruxa, diziam. Uma adoradora do demônio, disseminadora de seus interesses profanos. Irônico que eu também tenha visto aquela mulher rezar e curar boa parte daquelas pessoas que ali estavam, dirigindo ao seu corpo inerte olhares de desprezo.

Sempre soube que ela não era má – impossível ser. Lembro-me até hoje de seu sorriso sereno, enquanto seus olhos verdes me assistiam preocupados quando eu adoeci em um inverno particularmente rigoroso. Lembro-me dela andando pelas ruas, e as pessoas agradecendo por sua ajuda muitas vezes gratuita, uma vez que poucos ali podiam pagar-lhe os serviços de curandeira. As mesmas pessoas que hesitaram em apontar-lhe dedos quando a Inquisição chegou. As mesmas pessoas que agora voltavam para suas casas, para viverem suas vidas normalmente.

‘Época da razão’, falam alguns. ‘Época do conhecimento, de iluminação’, dizem filósofos e estudiosos. Época de Renascimento. A maioria deles, no entanto, não fazem sequer idéia do que estão falando.

Eu, no entanto, Renasci. Eu, no entanto, Despertei. E agora posso ver através da ignorância efêmera. Com os mesmos olhos verdes daquela mulher que morreu numa tarde de primavera, vejo o mundo como ele realmente é.

Aquela mulher, de cabelos negros e rosto sereno, era a minha mãe. E dela não herdei somente esses olhos que podem enxergar além do Véu que envolve os Adormecidos, mas também a chama da Verdadeia Iluminação que lhe queimava o peito.

Com esses olhos, eu leio o mundo. E com essas mãos, hei de mudá-lo.”

– Miavele, aprendiz da Ordem de Hermes.

2 Respostas to “Renascimento”

  1. Italo outubro 6, 2007 às 8:12 pm #

    Esse texto é do caralho! Putaquepariu, Allana, como tu consegue hein?

    – Só uma observação besta: o texto tá assinado como “Miavele”, mas nos tags tem “Milavelle”, qual o nome dela afinal?

    o/

  2. Elisa outubro 25, 2007 às 4:20 pm #

    Eu gostei desse…

    Era aquela sua personagem da Ordem de Hermes do Cruzada dos Feiticieros… Ou estou enganada?

Deixe um comentário

