Meu conteúdo é duvidoso. Que bom.

26 mar

<b>NOTA:</b> Esse texto não é meu, mas partilhamos opiniões semelhantes e está aqui com a autorização do autor. Fonte: Mundo VOIP

Nada melhor para um blog de conteúdo duvidoso, que uma imagem duvidosa…

Estão falando por ai que o conteúdo do meu blog e de quase todos os outros é questionável, é isso, é aquilo… Chamaram a mãe de coxinha e o pai de empadinha…

Fico incomodado com tal afirmação, mas ao mesmo tempo gostei. Acredito que em certo nível o conteúdo de um blog deve ser questionado, sempre. Uma notícia jornalística jamais terá um tom de opinião individual, ela terá a mão da política de quem controla o conteúdo. Ela será mais seca, será mais, ora bolas, “jornalística”(assim espero…).

Um blog segue um formato diferente, assim como tem um publico diferente. Aqui, eu expresso minha opinião, posso fazer piadas, posso aliviar um clima pesado de uma complexa explicação. Em certos tipos de mídia isso seria impossível. E mais, aqui eu dou minha cara a tapa, deixo que falem mal, eu interajo com meus leitores em um nível que uma mídia escrita jamais imaginaria…

Um blog a meu ver, estimula muito mais a opinião de um leitor (estimular é diferente de manipular, percebam). Ele é muito aberto a questionamentos, não é uma folha impressa que de certa forma impõe uma verdade definitiva…

Quando falo de blogs sobre tecnologia aonde ha compartilhamento de experiências, como o meu, acho que nem preciso perder tempo. Tal experiência ficou muito mais comum com a utilização de um blog. Você pode se promover mais, mais do que isso, o conteúdo além de ajudar, estimula a busca de novas coisas com links, imagens e muitos outros recursos.

Chances de achar conteúdo ruim? Lógico. Por isso busco a mesma notícia em vários blogs e portais de informação. O caso do apagão Skype por exemplo, até mesmo o Sato, que é O muleque pegou uma notícia sobre o Skype que dava a entender que a culpa era da atualização do windows, quando já foi explicado a algum tempo que as coisas não foram bem assim, como escrevi aqui no Mundo VOIP.

Mas alguém ai lê mais de um jornal, revista ou o que for por dia (fora os que só lêem finais de semana)? Quem lê sabe que a notícia muda de jornal pra jornal, todo mundo sabe como a forma com que se escreve torna a coisa muito diferente dependendo… A diferença é que no blog você entra em um novo link. No jornal você compra outro…

Não, não estou pedindo para que parem de ler jornal. Um blog tem seu lugar como questionador, como gerador de discussões, assim como os outros meios de comunicação. O que me incomoda é o medo de perder espaço, é a irritação desnecessária dos dois lados da briga. Fiquem a vontade para duvidar e questionar o que escrevi rapazes. Eu vou evoluir muito com essa discussão, e vocês?

Agora, algo de Allana: Quando trabalhando com meus alunos (por mais que eles, em sua maioria, detestem ler), sempre tento trabalhar essa visão crítica. Nem tudo que aquela personalidade local diz sobre fatos X, Y e Z é verdade – o que ela está tentando fazer é convencer os telespectadores/leitores de uma opinião dela, e sempre vendendo um ponto de vista dela. Aqui na Paraíba as brigas entre grupos políticos é obvia: Cássio X Maranhão. Os jornais locais ora defendem um lado, ora defendem o outro, ora se atacam gratuitamente. E a mídia (TV, rádio, jornal e internet) é a ferramenta perfeita para isso, ainda mais com uma maioria da população que tem preguiça de pensar.

4 Respostas to “Meu conteúdo é duvidoso. Que bom.”

  1. Maurício março 26, 2008 às 8:57 pm #

    Sinceramente?

    O que eu acho é que tem tem um blog tem que tomar conciência de que está publicando a sua opinião pro mundo e como consequência disso pode estar influenciando outros com o que escreveu e isso é uma responsabilidade bem grande, especialmente quando você considera que até pouco tempo atrás só “jornalistas” faziam isso (não encarem de forma errada, eu sou “jornalista” formado além de também ser formado em desenvolvimento de sistemas).

    O que se vê por aí é um monte de gente falando babaquices e ainda outro monte seguindo as babaquices que foram faladas. Exemplos, especialmente em tecnologia, existem aos borbotões, como o MeioBit, que é uma das piores fontes de de informação sobre tecnologia que eu já vi (além de ter algum negócio escuso com a Microsoft), com notícias esquartejadas, de fontes duvidosas ou sem fundamento nenhum.

    Blogs são tão manipuladores de opinião quanto a “mídia comum”, eles não são nem um pouco mocinhos na história, a única diferença é que a “mídia comum” normalmente é bem maior do que um blog e pode “apagar” os rastros das críticas (ou homogeneizar as manipulações) de forma bem mais simples.

    Enfim, eu acho que essa discussão de mídia vs blogs já deu o que tinha que dar, ambos informam do mesmo jeito (tanto bem quanto mal), ambos são parciais (e podem ser “vendidos” ou “comprados”) do mesmo jeito. Não é porque é um “jornalista” que está escrevendo que a coisa é vendida ou errada, assim como não é porque é um “blogueiro” que está escrevendo que o texto é a opinião dele ou tem algum fundamento.

  2. Phil Souza abril 1, 2008 às 5:16 pm #

    Ops, demorei para dar um feedback, pode me chamar de phil souza Allana!

    Hã, e quanto aos comentários acima do maurício, tem uma fato interessante. A blogsfera não gosta de gente fazendo besteira em sua área. Eles são chatos, as vezes até demais. Coisas erradas e manipuladas são descobertas rapidamente e boicotadas.

    Mas sim, claro que blogs podem distorcer coisas e bla, bla, bla… A intenção do texto não é discutir isso e sim deixar bem claro que existe uma diferença de proposta e publico entre um blog e um jornal.

  3. Maurício abril 18, 2008 às 3:57 am #

    Ah, então tá, no blog eu posso falar besteira porque o público é diferente?

    Eu tenho é medo dessas coisas.

  4. Phil Souza junho 18, 2008 às 8:22 pm #

    “A blogsfera não gosta de gente fazendo besteira em sua área. Eles são chatos, as vezes até demais. Coisas erradas e manipuladas são descobertas rapidamente e boicotadas.”

    Qual parte do que escrevi nesse comentário você não entendeu maurício? ^^

Deixe um comentário

